A energia das ondas voltou a estar na agenda política. No próximo mês, o Governo vai assinar com a REN o contrato de concessão para a zona-piloto onde serão testadas as tecnologias deste tipo de energia. O objectivo é aumentar para 60% o peso das renováveis.
O secretário de Estado da Energia, Carlos Zorrinho, garantiu, ontem, numa comissão parlamentar de assuntos económicos, que o contrato de concessão à REN - Rede Eléctrica Nacional para a zona-piloto onde serão testadas as tecnologias de energia das ondas será assinado já em Maio. Esta aposta que faz parte do esforço do Governo de até 2020 aumentar para 60% a electricidade produzida a partir de fontes renováveis, uma "meta que poderá ser ultrapassada".
Durante a comissão, o responsável pela pasta da Energia foi questionado pelos deputados sobre o insucesso de alguns projectos relacionados com este tipo de energia renovável: "A nossa aposta na energia das ondas é muito grande", afirmou Carlos Zorrinho. "Os projectos estão ainda numa fase pré-comercial, mas mesmo os projectos sem sucesso fazem parte do caminho a percorrer", acrescentou, alertando para o facto de que "somos o país do Mundo mais perto de ter sucesso para depois chegar à dimensão comercial".
sexta-feira, 30 de abril de 2010
quinta-feira, 29 de abril de 2010
Energia Geotermica

ENERGIA GEOTERMICA: Existe uma grande quantidade de energia sob a forma térmica contida no interior do planeta. Está é transmitida para a crosta terrestre, sobretudo por condução. Esta representa uma potência de 10.000 vezes da energia consumida por ano no mundo atualmente.
Vantagens: Eficiência energética em locais de elevado potencial geotérmico; Baixa emissão de CO2 quando comparada à energia dos combustíveis fósseis; Baixo custo em zonas de elevado potencial geotérmico; Reduzida utilização e alteração dos solos; Impactos ambientais moderados; Potenciadora de desenvolvimento local; Não está condicionada às condições meteorológicas.
Desvantagens: Escassez de locais com potencial geotérmico; Rapidamente esgotados se usados a uma taxa muito elevada; Alguma poluição atmosférica na região; Poluição sonora; Cheiros desagradáveis provocados pelo H2S, que poderão matar; Elevados custos de instalação e segurança.
Energia dos Mares

ENERGIA DOS MARES: Os oceanos podem ser uma ótima fonte de energia. A energia das marés é a energia cinética (associada ao movimento) da água do mar, provocada pela subida e descida das marés. Existem, por dia, duas marés altas e duas marés baixas. Esta energia é obtida através de barragens construídas em áreas costeiras. As barragens bloqueiam e controlam o movimento das marés, que vão acionar turbinas especiais, que retêm a água que entra na maré alta, libertando-a, mais tarde, na maré baixa. A desvantagem de se utilizar a energia das marés na obtenção de energia é o fato de o fornecimento não ser contínuo, apresentando, assim, baixo rendimento.
Energia Hidroelétrica

ENERGIA HIDROELÉCTRICA: É a energia cinética das massas de água dos rios, que fluem de altitudes elevadas para os mares e oceanos graças a força gravitacional. Este fluxo é alimentado em ciclo reverso graças a evaporação da água, elevação e transporte do vapor em forma de nuvens, naturalmente realizados pela radiação solar e pelos ventos. A fase se completa com a precipitação das chuvas nos locais de maior altitude. Sua utilização é bastante antiga e uma das formas mais primitiva é o monjolo e a roda d’água. A hidroenergia também pode ser vista como forma de energia potencial; volume de água armazenada nas barragens rio acima. As grandes hidrelétricas se valem das barragens para compensar as variações sazonais do fluxo dos rios e, através do controle por comportas, permitir modulação da potência instantânea gerada nas turbinas.
Vantagens: Produção de energia elétrica; Retenção de água a nível regional; Aumento da quantidade de água potável e reservas hídricas; Potencialidades turísticas; Novas potencialidades de rega agrícola; Mais produção de peixe em agricultura; Regulação do fluxo de inundações; Postos de trabalho.
Biomassa

BIOMASSA: A energia química, produzida pelas plantas na forma de hidratos de carbono através da fotossíntese - processo que utiliza a radiação solar como fonte energética - é distribuída e armazenada nos corpos dos seres vivos graças a grande cadeia alimentar, onde a base primária são os vegetais. Plantas, animais e seus derivados são biomassa. Sua utilização como combustível pode ser feita das suas formas primárias ou derivados: madeira bruta, resíduos florestais, excrementos animais, carvão vegetal, álcool, óleos animal ou vegetal, gaseificação de madeira, biogás etc.
Vantagens da utilização da biomassa: É uma fonte de energia renovável e limpa; Contribui positivamente para a economia, uma vez que é de baixo custo - há menos desperdício de matéria; Possibilita a existência de mais postos de trabalho; É uma energia segura e com grande potencial; Tem posição de destaque devido à alta densidade energética e pelas facilidades de armazenamento, câmbio e transporte.
Desvantagens: Para aumentar consideravelmente o uso da biomassa, seria necessário criar culturas agrícolas apenas com fins energéticos; Era preciso efetuar um melhoramento da eficácia dos sistemas sanitários, de modo a diminuir o desperdício de matéria, por exemplo, sob a forma de gás; A combustão de biomassa produz 3,5 milhões de toneladas de dióxido de carbono todos os anos, chegando a contribuir com 40% da produção mundial anual de dióxido de carbono; No Brasil, é muito aproveitada (marca de 40% da produção energética primária), o que leva a uma acentuada desflorestarão. A produção total de biomassa no mundo pode fornecer até oito vezes a energia total utilizada no mundo, ou seja, a biomassa constitui uma fonte imensa de energia.
Energia Eolica

ENERGIA EÓLICA: energia cinética das massas de ar provocadas pelo aquecimento desigual na superfície do planeta. Além da radiação solar também têm participação na sua formação fenômenos geofísicos como: rotação da terra, marés atmosféricas e outros.Os cata-ventos e embarcações a vela são formas bastante antigas de seu aproveitamento. Os aero geradores modernos de tecnologia recente têm se firmado como uma forte alternativa na composição da matriz energética de diversos países.
Energia Solar

ENERGIA SOLAR: energia da radiação solar direta, que pode ser aproveitada de diversas formas através de diversos tipos de conversão, permitindo seu uso em aplicações térmicas em geral, obtenção de força motriz diversa, obtenção de eletricidade e energia química. A forma mais democrática e abundante de energia é a radiação solar.
Energias Alternativas

Energias Renováveis Há várias fontes de energia renovável. Entre elas, destacam-se:
- O Sol;
- O vento;
- Os rios e correntes de água doce;
- Os mares e oceanos;
- A matéria orgânica;
- O calor da Terra.
Energia Renovável é originária de fontes naturais que possuem a capacidade de regeneração (renovação), ou seja, não se esgotam. Ao contrario dos combustíveis não renováveis (como os de origem fóssil, por exemplo), as fontes de energias renováveis, no geral, causam um pequeno impacto (poluição, desmatamento) ao meio ambiente. Portanto são excelentes alternativas ao sistema energético tradicional, principalmente numa situação de luta contra a poluição atmosférica e o aquecimento global. “Também são consideradas fontes de energia renovável os resíduos agrícolas, urbanos e industriais.” Como exemplos de energias renováveis podem citar: energia solar, energia eólica (DOS VENTOS), energia hidráulica (DOS RIOS), biomassa (MATERIS ORGANICAS), geotérmica (CALOR INTENSO DA TERRA) e mares (DAS ONDAS DE MARES E COCEANOS).
Subscrever:
Mensagens (Atom)