
BIOMASSA: A energia química, produzida pelas plantas na forma de hidratos de carbono através da fotossíntese - processo que utiliza a radiação solar como fonte energética - é distribuída e armazenada nos corpos dos seres vivos graças a grande cadeia alimentar, onde a base primária são os vegetais. Plantas, animais e seus derivados são biomassa. Sua utilização como combustível pode ser feita das suas formas primárias ou derivados: madeira bruta, resíduos florestais, excrementos animais, carvão vegetal, álcool, óleos animal ou vegetal, gaseificação de madeira, biogás etc.
Vantagens da utilização da biomassa: É uma fonte de energia renovável e limpa; Contribui positivamente para a economia, uma vez que é de baixo custo - há menos desperdício de matéria; Possibilita a existência de mais postos de trabalho; É uma energia segura e com grande potencial; Tem posição de destaque devido à alta densidade energética e pelas facilidades de armazenamento, câmbio e transporte.
Desvantagens: Para aumentar consideravelmente o uso da biomassa, seria necessário criar culturas agrícolas apenas com fins energéticos; Era preciso efetuar um melhoramento da eficácia dos sistemas sanitários, de modo a diminuir o desperdício de matéria, por exemplo, sob a forma de gás; A combustão de biomassa produz 3,5 milhões de toneladas de dióxido de carbono todos os anos, chegando a contribuir com 40% da produção mundial anual de dióxido de carbono; No Brasil, é muito aproveitada (marca de 40% da produção energética primária), o que leva a uma acentuada desflorestarão. A produção total de biomassa no mundo pode fornecer até oito vezes a energia total utilizada no mundo, ou seja, a biomassa constitui uma fonte imensa de energia.
Sem comentários:
Enviar um comentário